Skip to content

Radiologia Veterinária

A Medicina Veterinária se utiliza de métodos de diagnóstico por imagem, como raios-x, ultrassom, tomografia computadorizada, ressonância magnética e cintilografias para práticas de diagnóstico e terapia de patologias em animais.

O uso dos raios-x são de suma importância para o diagnóstico de uma variada gama de patologias. Não há diferencia entre a medicina veterinária com a medicina humana no que diz a respeito à proteção radiológica, tais como: luvas, aventais, óculos, colar de tireóide, dosimetria pessoal, blindagem de sala e sistema de processamento de imagens.

A STAFF OFERECE SOLUÇÕES PARA A SEGURANÇA E QUALIDADE
NA RADIOLOGIA VETERINARIA: como:

Controle de Qualidade

O Controle e Qualidade (também conhecido como teste de constância) visa avaliar o desempenho do equipamento de raio X. Os testes são importantes para garantir o bom funcionamento do equipamento, a qualidade do exame, reduzir a dose no paciente e colaboradores, bem como aumentar a vida útil do equipamento. A STAFF possui profissionais treinados e capacitados, bem como equipamentos de última geração em metrologia das radiações para realização dos testes de Controle de Qualidade, juntamente com a responsabilidade Especialistas em Física do Radiodiagnóstico, certificados pela Associação Brasileira de Física Médica. São aplicadas metodologias de normas e recomendações nacionais e internacionais para realização destes testes e ensaios de constância.

Levantamento Radiométrico Ambiental

Requisito para obtenção de Alvará de Saúde em Radiologia Médica, Odontológica e Veterinária, o Levantamento Radiométrico Ambiental tem como objetivo avaliar as blindagens oferecidas pelas paredes, portas, janelas e biombos das salas de Raios X. Desta maneira, verifica se os níveis de radiação a que estão submetidos os operadores, pacientes e o público em geral estão em conformidade aos limites de doses recomendados.

Juntamente com o Levantamento Radiométrico Ambiental a STAFF realiza o Teste de Radiação de Fuga que permite avaliar o nível de fuga de radiação através da blindagem do tubo de Raios X ou do cabeçote e compará-lo aos níveis estabelecidos pela legislação vigente.

Os resultados obtidos no Levantamento Radiométrico Ambiental e na Avaliação da Radiação de Fuga são apresentados na forma de Relatório Técnico contendo as instruções de Proteção Radiológica a serem observadas pelos profissionais envolvidos.

Cálculo e Otimização de Blindagens

Para aprovação do projeto arquitetônico de construção ou adequação da instalação radiológica e a fim de otimizar os custos de blindagens, calculamos e determinamos as espessuras das barreiras da sala de Raios X, indicando os materiais mais adequados e quantidades a serem utilizadas para reduzirem a intensidade de radiação a níveis recomendados pela legislação com o menor custo agregado e resultados mais efetivos. (NCRP nº 147 - Structual Shielding Design for Medical X-Ray Imaging Facilities).

Planos de Proteção Radiológica

O Plano de Proteção Radiológica é um documento do serviço de Radiodiagnóstico que descreve o compromisso de segurança e radioproteção junto a Secretaria de Vigilância Sanitária e Superintendência do Trabalho e Emprego (NR nº 32 - Segurança e Saúde no Trabalho em Serviços de Saúde). A STAFF elabora e implanta planos de radioproteção tendo como objetivo proteger adequadamente os trabalhadores e indivíduos do público, sem limitar desnecessariamente as práticas benéficas que utilizam radiação ionizante.

Assessoria no Gerenciamento de Projetos

As organizações inseridas em um ambiente globalizado, crescentemente competitivo, sujeito a rápidas e grandes mudanças, precisam cada vez mais inovar seus produtos e serviços. A Assessoria para o Gerenciamento de Projetos em radiologia diagnóstica da STAFF busca orientar os diversos projetos de iniciativas estratégicas da empresa, tornando a ação mais próxima da intenção, obtendo melhores resultados, garantindo que o produto obtido esteja de acordo ao esperado.

A boa prática de gerenciamento de projetos em radiologia diagnóstica produz resultados expressivos, tais como: redução no custo e prazo de desenvolvimento de novos serviços; Aquisição de equipamentos de radiodiagnóstico da maneira mais adequada às necessidades das organizações; aumento de vendas e receita; aumento do número de clientes e de sua satisfação. Consulte nossa assessoria em projetos de digitalização de imagens, adequação e ampliação de setores de radiologia diagnóstica.

Assessoria na Adequação e Aprovação de Projetos Arquitetônicos

Para a execução de qualquer obra nova, de reforma ou de ampliação de estabelecimento de radiologia diagnóstica é exigida a avaliação do projeto arquitetônico pela Vigilância Sanitária que licenciará a sua execução. A STAFF presta assessoria na elaboração e avaliação de projetos físicos de setores de radiodiagnóstico adequando às novas tecnologias (RDC nº 50 – Normas para Projetos Físicos de Estabelecimentos Assistenciais de Saúde). A partir da análise e consolidação do programa de necessidades, atividades e equipamentos básicos, otimizamos a distribuição de espaços buscando a redução de custos na instalação de equipamentos e projetos de blindagens observando a disposição das áreas do setor para o aumento da produtividade.

PARA CONHECER MAIS SOBRE A RADIOLOGIA VETERINÁRIA DA STAFF
CLIQUE NO LINK AO LADO E SAIBA MAIS

Cadastre seu e-mail e receba as informações da staff