As últimas novidades em relação ao diagnóstico através da densitometria óssea, são com relação aos critérios técnicos e controle de qualidade, que estão mais relacionados à atualização dos programas utilizados pelas clínicas, e aos profissionais que realizam este exame. O exame é eficaz para avaliar a densidade mineral óssea, auxiliando no diagnóstico da osteoporose. Os objetivos da avaliação de pacientes com risco de desenvolver o problema são diagnosticar a doença com base na avaliação da massa óssea, estabelecer os riscos de fratura e tomar decisões sobre a necessidade de uma terapia.
A determinação da quantidade de massa óssea depende da precisão de algumas medidas. Os dois fatores básicos que afetam a precisão são: a) o desempenho dos instrumentos usados para fazer as medidas b) o desempenho dos operadores que adquirem e analisam o exame. No entanto, a desempenho dos operadores e equipamentos precisa ser cuidadosamente monitorado e acompanhado para que se consigam informações confiáveis. Consequentemente os controles de qualidade são implantados para monitorar o processo e manter uma excelente qualidade. Em aparelhos de densitometria óssea calibrados adequadamente e submetidos a rigorosos procedimentos de controle de qualidade, a variação do exame atribuída à máquina, ao operador e decorrente do posicionamento adequado do paciente está em torno de 1% para a coluna lombar, 1,5% para o colo de fêmur e menor que 1% para o exame de corpo total.
O controle de qualidade realizado pela STAFF é composto por um conjunto de operações que permite identificar de forma confiável, qualquer item de um processo produtivo que possa comprometer a qualidade final do produto e a segurança dos envolvidos no processo.
Introduzido em 1995 pela Sociedade Brasileira de Densitometria Clínica, o ProQuaD (Programa de Qualidade em Densitometria) é um programa com finalidade educativa desenvolvido para avaliar, monitorar, dar suporte e certificar serviços de densitometria que têm como plataforma a busca pela excelência na prática do método. Isto significa um maior controle dos processos e princípios que regem o procedimento e pelos padrões de qualidade definidos pela Associação Brasileira de Avaliação Óssea e Osteometabolismo - ABrASSO, com a execução responsável do método em todas as suas vertentes e particularidades, proporcionando a segurança da veracidade e da precisão necessária.
A STAFF assessora os serviços de densitometria de clínicas e hospitais a obterem a acreditação do Selo do "PROQUAD", que sendo obtido poderá acompanhar todos os exames da instituição, informando que o serviço está sob orientação e fiscalização da Associação Brasileira de Avaliação Óssea e Osteometabolismo, garantindo exames seguros e confiáveis, que conduzirão a decisões clínicas corretas.
Entre em contato agora