Skip to content

RAIOS-X PERIAPICAL (INTRA-ORAL)

A radiografia periapical é utilizada para observar radiograficamente a anatomia de um ou mais dentes (desde a coroa até ao término da raiz), bem como as estruturas anatómicas contíguas, que estão à volta dos dentes. Esta radiografia pode ser utilizada para efetuar o estudo de qualquer um dos dentes (molares, pré-molares, incisivos e caninos), tanto na arcada dentária superior como na inferior. A radiografia intraoral é a mais utilizada na medicina dentária. Por sua vez, entre as técnicas radiográficas intraorais, a radiografia periapical, a radiografia interproximal e a radiografia oclusal são os exames mais utilizados.

O Controle da Qualidade em radiologia odontológica é um conjunto de ações sistemáticas e planejadas visando garantir a confiabilidade quanto ao funcionamento de uma estrutura, sistema, componentes ou procedimentos de um serviço de radiologia, de acordo com um padrão aprovado. Ele propõe, por meio dos testes de constância, garantir um padrão de qualidade da imagem capaz de assegurar a detectabilidade de objetos diminutos e identificar, sempre que presentes nos tecidos. O objetivo comum entre os programas de controle de qualidade em radiodiagnóstico estão em se estabelecer critérios mínimos para um correto funcionamento dos aparelhos geradores de raios X odontológicos, onde seja possível obter a melhor radiografia, em termos de qualidade diagnóstica, com as exposições mínimas necessárias, reduzindo ao máximo a dose no paciente. A redução de exposições em radiologia odontológica é uma consequência de um programa de controle de qualidade. A exposição dos pacientes é reduzida em função de pelo menos quatro fatores: redução da taxa de repetições, que é um processo complexo; colimação e enquadramentos adequados; qualidade de feixe, processamento da imagem apropriado e posicionamento correto do paciente. É importante lembrar que se o aparelho de raios X estiver funcionando de acordo com um programa de controle de qualidade adequado serão evitadas falhas nas radiografias, tais como: densidade radiográfica excessiva ou insuficiente, ruídos nas imagens assim como a determinação de níveis de contraste inadequados.

O Programa de Qualidade proposto pela STAFF é elaborado seguindo as periodicidades estabelecidas para os testes de avaliação de segurança e qualidade citados na Instrução Normativa Nº 95/2021 “Garantia da Qualidade e da Segurança em Sistemas de Radiologia Odontológica Intraoral”. Os ensaios de qualidade são executados de acordo com protocolos nacionais oficiais ou internacionais dos quais o Brasil seja signatário nas seguintes periodicidades:

Testes de Controle de Qualidade em Odontologia Intraoral Periodicidade
1. Valores Representativo de Dose Bienal
2. Exatidão da Tensão do Tubo de Raios-X Bienal
3. Reprodutibilidade da Tensão do tubo de Raios-X Bienal
4. Exatidão do Tempo de Exposição Bienal
5. Reprodutibilidade do Tempo de Exposição Bienal
6. Reprodutibilidade do Kerma no Ar Bienal
7. Linearidade do Kerma com o mAs; Bienal
8.  Rendimento do Tubo de Raios-X; Bienal
9.  Camada Semirredutora (CSR); Bienal
10.  Tamanho de Campo Bienal
11. Distância Foco-Pele Bienal
12.  Efetividade do Ciclo de Apagamento; Bienal
13. Integridade das Vestimentas de Proteção Individual Bienal
14. Vedação da Câmera Escura Bienal
15. Artefatos na Imagem Bienal
16. Qualidade na Imagem Bienal
17.  Levantamento Radiometrico Quadrienal
18. Radiação de Fuga do Cabeçote Quadrienal

Cadastre seu e-mail e receba as informações da staff