Skip to content

RESSONÂNCIA MAGNÉTICA

O programa de garantia da qualidade em serviços de Imagem por Ressonância Magnética (IRM) consiste num conjunto de ações que visam garantir um serviço com qualidade e segurança aos pacientes e aos profissionais envolvidos. É sustentado pela avaliação criteriosa do funcionamento do equipamento, mediantes testes de aceitação e de constância; pelo programa de educação permanente da equipe multiprofissional e pelo plano de proteção em ambientes de ressonância magnética. Os benefícios de se implementar um programa de garantia de qualidade em serviços de IRM se resumem, mas não se limitam à: precisão nos resultados, redução da repetição de exames, redução de custos e eficiência na agenda do serviço.

O Controle de Qualidade em sistemas de IRM tem por finalidade verificar uma série de condições referentes ao funcionamento do equipamento e de seus acessórios, mediante aplicação de testes de aceitação e de constância, que permitem avaliar parâmetros, tais como, intensidade do campo magnético principal, homogeneidade do campo magnético, razão sinal-ruído e uniformidade de sinal das bobinas dentre outros. O acompanhamento próximo desses testes ao longo do tempo permite identificar indícios de processos de deterioração de seus componentes e necessidades de ações preventivas antes que o que equipamento venha a parar de funcionar e consequentemente comprometer a rotina de exames do serviço e principalmente afetar o paciente.

O programa de educação permanente visa garantir boas práticas e processos seguros tanto ao paciente quanto à equipe multidisciplinar. Os perigos relacionados ao alto campo magnético são muito bem descritos na literatura tornando-se importante o treinamento de toda a equipe a fim de conscientizar sobre os perigos presentes no setor bem como as condutas que precisam ser consideradas durante a permanência no interior deles. Equipamentos de IRM são de alta complexidade e de alto custo de manutenção, sendo o cuidado com a integridade física do equipamento é um fator fundamental a ser considerado. É fundamental que haja programa de segurança em RM para evitar com que danos ocorra ao equipamento principalmente devido a objetos ferromagnéticos, sendo necessário a implementação do sistema de zoneamento das áreas do serviço para garantir a segurança.

O Programa de Qualidade proposto pela STAFF é elaborado seguindo as periodicidades estabelecidas para os testes de avaliação de segurança e qualidade citados na Instrução Normativa Nº 97/2021 “Garantia da Qualidade e da Segurança em Sistemas de Ressonância Magnética Nuclear”. Os ensaios de qualidade são executados de acordo com protocolos nacionais oficiais ou internacionais dos quais o Brasil seja signatário nas seguintes periodicidades:

Testes de Controle de Qualidade em Ressonância Magnética Periodicidade
1. Frequência Central Semanal
2. Visualização de Artefatos Semanal
3. Homogeneidade do Campo Estático Anual
4. Exatidão da posição de Corte Anual
5. Exatidão da Espessura de Corte Anual
6. Exatidão Geométrica Anual
7. Resolução Espacial de Alto Contraste Anual
8. Uniformidade da imagem Anual
9. Razão Sinal-Ruído Anual
10.Linearidade Espacial e Distorção Geométrica Anual
11.Análise de Artefatos nas Imagens ou Percentual de Artefato Fantasma Anual
12. Estabilidade do campo magnético ou frequência central Anual
13. Ganho de transmissão ou atenuação. Anual
14. Checagem das bobinas de radiofrequência Anual
15. Consumo do Criogenio Anual
16. Verificação da espectroscopia Anual
17. Controle de Ocorrências Anual
18. Luminância do Monitor para Diagnóstico ou Laudo Anual
19. Luminância do Negatoscópio para Diagnóstico ou Laudo Anual
20. Iluminância da Sala de Laudos Anual

Cadastre seu e-mail e receba as informações da staff