Skip to content

TOMOGRAFIA CONE BEAM

A tomografia computadorizada de feixe cônico (TCFC) é uma modalidade voltada a odontologia com a finalidade de auxiliar os cirurgiões dentistas em vários aspectos da área, como em ortodontia onde é possível verificar as angulações dentárias, análise cefalometrica 2D e 3D, avaliação das tabuas ósseas e sua modelação após movimentação ortodôntica, visualização da aderência de enxerto ósseo, reabsorção radicular, assimetrias faciais, mensurações do espaço aéreo, dentre outros.

A técnica da TCFC, funciona com o feixe de raios X em forma cônica e com receptor formado por uma matriz bidimensional de detectores, que adquirem a imagem em uma única rotação do conjunto tubo de raios X e receptor de imagem. Normalmente, irradia volumes maiores e apresenta valores de doses efetivas superiores a outras modalidades de exames radiológicos tipicamente conhecidos em radiologia odontológica. Este cenário conduz a necessidade, indispensável, de avaliar as técnicas de exames radiológicos na odontologia. Historicamente, a avaliação de níveis de dose em radiologia odontológica sempre foi negligenciada, devido às doses baixas e ao pequeno volume irradiado associado aos exames mais simples. Contudo, a partir do surgimento das técnicas de implantes e sua popularização acompanhada de novas técnicas de imagens, os níveis de dose passaram a ter valores que não poderiam mais ser desconsiderados. A necessidade de avaliar as novas tecnologias e os níveis de doses associados a elas é um desafio atual da odontologia.

A STAFF utiliza detectores e simuladores radiográficos específicos para avaliar a energia efetiva dos feixes, obter uma escala de Hounsfield para TCFC e avaliar as dimensões físicas, a resolução em baixo contraste, a uniformidade e a resolução de detalhes em alto contraste na imagem. O Programa de Qualidade proposto segue as periodicidades estabelecidas para os testes de avaliação de segurança e qualidade citados na Instrução Normativa Nº 94/2021 “Garantia da Qualidade e da Segurança em Sistemas de Radiologia Odontológica Extraoral”. Os ensaios de qualidade são executados de acordo com protocolos nacionais oficiais ou internacionais dos quais o Brasil seja signatário nas seguintes periodicidades:

Testes de Controle de Qualidade em Odontologia Cone Beam Periodicidade
1. Valor Representativo de Dose Anual
2. Exatidão do Indicador de Dose Anual
3. Exatidão da Tensão do Tubo de Raios-X Anual
4. Reprodutibilidade da Tensão do tubo de Raios-X Anual
5. Exatidão do Tempo de Exposição Anual
6. Reprodutibilidade do Tempo de Exposição Anual
7. Reprodutibilidade do Kerma no Ar Anual
8. Linearidade do Kerma com o mAs; Anual
9.  Rendimento do Tubo de Raios-X; Anual
10.  Camada Semirredutora (CSR); Anual
11.  Campo de Radiação Anual
12. Alinhamento do Eixo Central do Feixe de Raios-X Anual
13. Integridade das Vestimentas de Proteção Individual Anual
14. Artefatos na Imagem Anual
15. Qualidade na Imagem Anual
16. Uniformidade da Imagem Anual
17. Valores de Densidade da Imagem ou Número de CT Anual
18. Uniformidade da Imagem em TFC Anual
19. Ruído Anual
20. Luminância do Monitor para Diagnóstico ou Laudo Anual
21. Uniformidade da Luminância dos Monitores para Diagnóstico ou Laudo Anual
22.  Levantamento Radiométrico Quadrienal

Cadastre seu e-mail e receba as informações da staff