Skip to content

Radiologia Médica

Ao utilizar imagens obtidas a partir da interação da radiação ionizante com o paciente, espera-se que estas apresentem qualidade de modo a maximizar a identificação e interpretação de estruturas, possibilitando diagnóstico mais preciso com menor dose. Para evitar deficiências progressivas, que resultam de imagens de pior qualidade, devem ser efetuados regularmente testes de constância a fim de reduzir os custos envolvidos na produção da imagem.

A STAFF OFERECE SOLUÇÕES PARA A SEGURANÇA E QUALIDADE
NA RADIOLOGIA MÉDICA:

Programa de Garantia da Qualidade em Radiologia Médica (PGQ)

O Programa de Garantia da Qualidade é um conjunto de ações sistemáticas e planejadas visando garantir a confiabilidade quanto ao funcionamento de uma estrutura, sistema ou procedimentos de um serviço de radiologia. Em radiodiagnóstico, estas ações devem resultar na produção continuada de imagens de alta qualidade, com o mínimo de exposição para os pacientes e operadores. O programa proposto pela STAFF estabelece:

  • Padrões de Desempenho para os Equipamentos de Diagnóstico por Imagem;
  • Assentamentos de Tabelas e Protocolos de Exposição de Pacientes;
  • Aumento da Vida Útil do Tubo de Raios-x;
  • Registar e acompanhar chamados abertos na Central do Cliente STAFF.
  • Determinação do Índice de Rejeição/Repetição de Radiografias;
  • Implementação de Padrões de Qualidade da Imagem;
  • Redução de Custos Operacionais;
  • Assessoria para Obtenção de Alvará de Saúde;
  • Assessoria para o Gerenciamento de Novos Projetos;
  • Obtenção dos Selos de Qualidade junto aos Programas de Certificação da Qualidade do Colégio Brasileiro de Radiologia (CBR);
  • Assessoria para Acreditação em Diagnóstico por Imagem do Colégio Brasileiro de Radiologia (Norma PADI / CBR);

Com instrumentação metrológica moderna e uma equipe especificamente capacitada, a STAFF propõe a seus clientes e parceiros a implantação de programas e certificações de qualidade conforme estabelecido em normativas nacionais e internacionais nas seguintes áreas:

Mamografia Analógica, Computadorizada e Digital

Radiologia Convencional, Digital e Computadorizada

Processamento da Imagem Radiográfica

Tomografia Computadorizada

Densitometria Óssea

Radiologia Intervencionista (Angiografia)

Fluoroscopia (Arco Cirúrgico)

Ultrassonografia

Ressonância Magnética

Controle de Qualidade em Radiodiagnóstico

O Controle e Qualidade (também conhecido como teste de constância) visa avaliar o desempenho do equipamento de raio X. Os testes são importantes para garantir o bom funcionamento do equipamento, a qualidade do exame, reduzir a dose no paciente e colaboradores, bem como aumentar a vida útil do equipamento.

Os testes de controle de qualidade propostos pela STAFF estabelecem padrões de desempenho para os equipamentos, parâmetros de exposição de pacientes, redução de custos operacionais, bem como fornece e efetiva técnicas de Controle de Qualidade e Proteção Radiológica segundo Portaria No 453/98 “Diretrizes de Proteção Radiológica em Radiodiagnóstico Médico e Odontológico” do Ministério da Saúde e Resolução Normativa Nº 002/DIVS/SES/2015 “Diretrizes Básicas de Proteção Radiológica em Radiologia Diagnóstica e Intervencionista” da Secretaria de Saúde do Estado de Santa Catarina, através das orientações do Manual Técnico da ANVISA “Radiodiagnóstico Médico – Segurança e Desempenho de Equipamentos” e Reports da Associação Americana de Física Médica - AAPM para ensaios de qualidade em radiologia médica.

Para tal, a STAFF possui profissionais treinados e capacitados, Especialistas em Física do Radiodiagnóstico, certificados pela Associação Brasileira de Física Médica, bem como equipamentos de última geração em metrologia das radiações para realização dos testes de Controle de Qualidade.

Levantamento Radiométrico Ambiental

Requisito para obtenção de Alvará de Saúde em Radiologia Médica, Odontológica e Veterinária, o Levantamento Radiométrico Ambiental tem como objetivo avaliar as blindagens oferecidas pelas paredes, portas, janelas e biombos das salas de Raios X. Desta maneira, verifica se os níveis de radiação a que estão submetidos os operadores, pacientes e o público em geral estão em conformidade aos limites de doses recomendados.

Juntamente com o Levantamento Radiométrico Ambiental a STAFF realiza o Teste de Radiação de Fuga que permite avaliar o nível de fuga de radiação através da blindagem do tubo de Raios X ou do cabeçote e compará-lo aos níveis estabelecidos pela legislação vigente.

Os resultados obtidos no Levantamento Radiométrico Ambiental e na Avaliação da Radiação de Fuga são apresentados na forma de Relatório Técnico contendo as instruções de Proteção Radiológica a serem observadas pelos profissionais envolvidos.

Cálculo e Otimização de Blindagens

Para aprovação do projeto arquitetônico de construção ou adequação da instalação radiológica e a fim de otimizar os custos de blindagens, calculamos e determinamos as espessuras das barreiras das salas de Raios X, indicando os materiais mais adequados e quantidades a serem utilizadas para reduzirem a intensidade de radiação a níveis recomendados pela legislação com o menor custo agregado e resultados mais efetivos. (NCRP nº 147 - Structual Shielding Design for Medical X-Ray Imaging Facilities).

Planos de Proteção Radiológica

O Plano de Proteção Radiológica é um documento do serviço de Radiodiagnóstico que descreve o compromisso de segurança e radioproteção junto a Secretaria de Vigilância Sanitária e Superintendência do Trabalho e Emprego (NR nº 32 - Segurança e Saúde no Trabalho em Serviços de Saúde). A STAFF elabora e implanta planos de radioproteção tendo como objetivo proteger adequadamente os trabalhadores e indivíduos do público, sem limitar desnecessariamente as práticas benéficas que utilizam radiação ionizante.

Assessoria no Gerenciamento de Projetos

As organizações inseridas em um ambiente globalizado, crescentemente competitivo, sujeito a rápidas e grandes mudanças, precisam cada vez mais inovar seus produtos e serviços. A Assessoria para o Gerenciamento de Projetos em radiologia diagnóstica da STAFF busca orientar os diversos projetos de iniciativas estratégicas da empresa, tornando a ação mais próxima da intenção, obtendo melhores resultados, garantindo que o produto obtido esteja de acordo ao esperado.

A boa prática de gerenciamento de projetos em radiologia diagnóstica produz resultados expressivos, tais como: redução no custo e prazo de desenvolvimento de novos serviços; Aquisição de equipamentos de radiodiagnóstico da maneira mais adequada às necessidades das organizações; aumento de vendas e receita; aumento do número de clientes e de sua satisfação. Consulte nossa assessoria em projetos de digitalização de imagens, adequação e ampliação de setores de radiologia diagnóstica.

Assessoria na Adequação e Aprovação de Projetos Arquitetônicos

Para a execução de qualquer obra nova, de reforma ou de ampliação de estabelecimento de radiologia diagnóstica é exigida a avaliação do projeto arquitetônico pela Vigilância Sanitária que licenciará a sua execução. A STAFF presta assessoria na elaboração e avaliação de projetos físicos de setores de radiodiagnóstico adequando às novas tecnologias (RDC nº 50 – Normas para Projetos Físicos de Estabelecimentos Assistenciais de Saúde). A partir da análise e consolidação do programa de necessidades, atividades e equipamentos básicos, otimizamos a distribuição de espaços buscando a redução de custos na instalação de equipamentos e projetos de blindagens observando a disposição das áreas do setor para o aumento da produtividade.

PARA CONHECER MAIS SOBRE A RADIOLOGIA MÉDICA DA STAFF
CLIQUE NO LINK AO LADO E SAIBA MAIS.

Cadastre seu e-mail e receba as informações da staff