Skip to content

RAIOS-X PANORÂMICO (EXTRA-ORAL)

O objetivo da radiologia odontológica é fornecer, aos profissionais da odontologia, informações sobre as unidades dentárias e suas estruturas de sustentação. Os princípios físicos associados à obtenção da imagem são os mesmos da radiologia médica: uso de um feixe de raios X direcionado a região a ser examinada e um receptor de imagem para registrar a imagem oriunda dos fótons transmitidos e atenuados através das estruturas internas da região examinada.

A radiografia panorâmica é uma modalidade de radiografia extrabucal na odontologia. Como o próprio nome sugere, fornece um panorama geral da mandíbula e do maxilar, numa visão de 180 graus. Nesta modalidade de imagem, uniram-se os princípios da técnica da tomografia computadorizada aos princípios da técnica de radiografia por fenda (slit) e seu funcionamento é baseado na sincronização do movimento do tubo de raios X com o movimento da fenda. Durante o giro, o eixo longitudinal da fenda e o raio central do feixe de raios X permanecem no mesmo plano, enquanto receptor de imagem realiza movimento de translação perpendicular a este plano. Na atualidade, os equipamentos são disponibilizados com geradores compactos de alta frequência e podem ter, como receptor de imagem, o filme radiográfico ou sensores digitais.

O Controle da Qualidade é um conjunto de ações sistemáticas e planejadas visando garantir a confiabilidade quanto ao funcionamento de uma estrutura, sistema, componentes ou procedimentos de um serviço de radiologia, de acordo com um padrão aprovado. Ele propõe, por meio dos testes de constância, garantir um padrão de qualidade da imagem capaz de assegurar a detectabilidade de objetos diminutos e identificar, sempre que presentes nos tecidos. O objetivo comum entre os programas de controle de qualidade em radiodiagnóstico estão em se estabelecer critérios mínimos para um correto funcionamento dos aparelhos geradores de raios X odontológicos, onde seja possível obter a melhor radiografia, em termos de qualidade diagnóstica, com as exposições mínimas necessárias, reduzindo ao máximo a dose no paciente O Programa de Qualidade proposto pela STAFF é elaborado seguindo as periodicidades estabelecidas para os testes de avaliação de segurança e qualidade citados na Instrução Normativa Nº 94/2021 “Garantia da Qualidade e da Segurança em Sistemas de Radiologia Odontológica Extraoral”. Os ensaios de qualidade são executados de acordo com protocolos nacionais oficiais ou internacionais dos quais o Brasil seja signatário nas seguintes periodicidades:

Testes de Controle de Qualidade em Odontologia Extraoral Periodicidade
1. Valor Representativo de Dose Anual
2. Exatidão do Indicador de Dose Anual
3. Exatidão da Tensão do Tubo de Raios-X Anual
4. Reprodutibilidade da Tensão do tubo de Raios-X Anual
5. Exatidão do Tempo de Exposição Anual
6. Reprodutibilidade do Tempo de Exposição Anual
7. Reprodutibilidade do Kerma no Ar Anual
8. Linearidade do Kerma com o mAs; Anual
9.  Rendimento do Tubo de Raios-X; Anual
10.  Camada Semirredutora (CSR); Anual
11.  Campo de Radiação Anual
12. Alinhamento do Eixo Central do Feixe de Raios-X Anual
13.  Efetividade do Ciclo de Apagamento; Anual
14. Integridade das Vestimentas de Proteção Individual Anual
15. Vedação da Câmera Escura Anual
16. Contato Tela-Filme Anual
17. Artefatos na Imagem Anual
18. Qualidade na Imagem Anual
19. Uniformidade da Imagem Anual
20. Ruído Anual
21. Luminância do Monitor para Diagnóstico ou Laudo Anual
22. Uniformidade da Luminância dos Monitores e Negatoscópios para Diagnóstico ou Laudo Anual
23.  Levantamento Radiométrico Ambiental Quadrienal

Cadastre seu e-mail e receba as informações da staff